ELEIÇÕES GERAIS 2019

Economia Nacional

Governo moçambicano precisa de 14.6 mil milhões de meticais para financiar as eleições gerais agendadas para 15 de Outubro do ano em curso. Entretanto, até ao momento estão apenas disponíveis cerca de 6 mil milhões de meticais, sendo o deficit em cerca de 8 mil milhões de meticais.

Os órgãos de gestão eleitoral já movimentam-se para preparar e realizar as próximas eleições gerais, que culminaram com a eleição do próximo Presidente da República, eleição dos deputados, membros das assembleias e governadores provinciais. Para o efeito são necessários 14.6 mil milhões de meticais, dinheiro que ainda não chegou na totalidade a 8 meses da realização do escrutínio.

Haverá realização de actualização do recenseamento eleitoral bem como recenseamento de raiz.

Paulo Cuinica, lançou o apelo a Assembleia da República, para flexibilização na revisão e adopção da legislação eleitoral de modo que haja tempo para a sua socialização com as partes interessadas. Os órgãos de gestão eleitoral já mapearam locais para a instalação de brigadas. Em relação a situação da Província de Cabo Delgado que neste momento a população encontra-se dispersa em alguns Distritos devido a acção de malfeitores o STAE/CNE diz que saberá contornar a situação bem como em províncias que estão a ser fustigadas pelas chuvas