CHUVAS ZAMBÉZIA

Sociedade

Mais de 700 famílias foram afectadas por ventos fortes e chuvas que assolaram o distrito de Chinde na Zambézia. Além de casas destruídas, são contabilizadas três mortes em situações adversas.

As chuvas deixaram rastos de destruição no distrito de Chinde. A localidade de Mucandaia, que dista a mais de trinta minutos de navegação foi a mais afectada pela tempestade que assolou este distrito que fica a sul da Província da Zambézia.

Aqui foram mais de 64 famílias que viram suas casas destruídas pelos ventos acompanhados de chuvas fortes. Os afectados descrevem a situação em que se encontram como sendo lastimável.

O Director Regional Centro do INGC deslocou-se ao distrito para ver de perto os estragos e sobretudo esboçar mecanismos de apoio. Belém Monteiro mostrou-se preocupado pelo facto de maior parte das famílias afectadas estarem ainda a residir em zonas propensas as inundações.

Recordamos que as autoridades ao nível desta província e não só, têm vindo de forma sistemática apelar a população de modo que abandone as zonas consideradas de risco, para que efectivamente, pudessem ser evitadas situações desta natureza.