Mahamba prepara Negócios da guerra

Cultura

O grupo teatral Mahamba vai estrear, ainda este semestre, um novo espectáculo, intitulado Negócios da guerra. Ainda sem data e local de apresentação ao público, a peça teatral é uma espécie de continuação de uma outra do mesmo grupo: Culpado? combati um bom combate, pois os actores sentiram a necessidade de tecer um certo complemento da história contada naquela obra.

Assim, o novo espectáculo de Mahamba vai mergulhar os espectadores em contextos movidos pela guerra, vai questionar ou problematizar a origem da riqueza de um certo personagem, tocando em negócios de diamantes, desvendando interesses ocultos que mexem com o controlo de minas e subornos.

O espectáculo está a ser preparado para ter cerca de 50 minutos, segundo o texto de Dadivo José, mas ainda é prematuro saber-se quanto tempo terá exactamente, afinal os ensaios vão começar dentro de poucos dias, pois, um dos actores, Horácio Guiamba, está ainda numa temporada com Gungu.  Além de Horácio Guiamba, integram no espectáculo mais dois actores: Dadivo José e Milsa Hussene.

Inicialmente, a encenação do espectáculo Negócios da guerra foi confiada a Maria Atália, mas, por se encontrar a fazer uns trabalhos na China, a artista não vai poder participar na produção da peça nessa condição. Assim, abre-se a possibilidade de o encenador ser Elliot Alex e/ou Venâncio Calisto.