“Tsunela Papai” chega ao mercado na voz de Aniano Tamele

Cultura

O conceituado músico moçambicano, Aniano Tamele, vai lançar, sexta-feira, na Associação dos Músicos Moçambicanos, em Maputo, o seu mais recente trabalho, intitulado “Tsunela Papai”, em português, aproxima-te, pai.

O CD é constituído por 11 faixas, com a interpretação somente de Tamele, maior parte conhecidas pelo público.

“No ponto de vista de interpretação, só eu faço, mas há intervenção de muitos artistas como é o caso de Bernardo Domingos, nas guitarras, Nelton Miranda, nos teclados e viola baixo, Eduardo Massango, também na viola baixo, Raimundo Mawele, Jojó Zita e mais”, disse Aniano.

Algumas faixas foram gravadas na vizinha África do Sul e também em Londres. O cantor conta que algumas das músicas que compõem este álbum são do início de sua carreira e foram regravadas, já que algumas perderam a qualidade ao longo dos anos. O músico recorda-se do período em que começou a sua carreira, em 1976, quando “fazíamos filas na Rádio Moçambique para poder gravar músicas, porque era a única gravadora na altura e todos os que tivessem a oportunidade de gravar uma ou duas músicas sentiam-se realizados”, lembra.

Já lá vão 30 anos de existência de “Tsuenela Papai”, que teve o primeiro registo em Julho de 1988, e “é uma homenagem ao meu pai, Zeburani, por me ter ensinado essa arte de tocar e cantar”, contou Tamele.

Tamele conta que escolheu a música “Tsuenela Papai” como tema de capa de seu álbum pois considera que esta é a sua música mais representativa, pode ser cantada por qualquer um que tenha uma referência, que queira homenagear seu pai ou mãe.

A partir das 18 horas, Xidimingwana, Tchakaze e outros artistas convidados, vão actuar no show de lançamento de “Tsunela Papai”.

 

Fonte: opais.sapo.mz.