POLÍTICA MONETÁRIA O BANCO DE MOÇAMBIQUE MANTÉM AS TAXAS DE JURO

Economia Nacional

O Banco de Moçambique mantém as taxas de juro em vigor no mercado, mas mostra-se preocupado com a volatilidade do metical no mercado cambial, caracterizada pela depreciação.

O Comité da Política Monetária do Banco de Moçambique decidiu reduzir a taxa de juro da política monetária, também designada por taxa MIMO para 15%. Mas face a volatilidade do metical do mercado cambial, o regulador decidiu aumentar o coeficiente de reservas obrigatórias para passivos em moeda nacional para 27% e manter as taxas de facilidade permanente de cedência em 18% e a de depósito em 12%.

Segundo Rogério Zandamela, a taxa de inflação anual permanece baixa rondando os 4,73% e o PIB continua a crescer de forma moderada tendo atingido 3,4%.

Entretanto, o Banco de Moçambique diz que persistem alguns desafios no sistema monetário devido a incertezas quanto ao impacto do ciclo eleitoral 2018-2019, o preço dos combustíveis e outros serviços administrados como água, energia e transporte, a volatilidade do preço das comodities e estabilidade do metical.

Fonte: jornalmiramar.