Arranca construção da central solar de Mocuba

Sociedade

A primeira pedra para a construção da central solar de Mocuba, na Zambézia, vai ser lançada esta quinta-feira, empreendimento que vai gerar pouco mais de 40 Megawatts (MW) de energia para a rede nacional.

MAPUTO – A construção da central e conexão com a subestação de Mocuba estão avaliadas em 80 milhões de dólares norte-americanos, esperando-se que durem nove meses.

Ainda esta quinta-feira, o ministro dos recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, e o Presidente do Conselho de Administração (EDM), Mateus Magala, citados pelo Noticias, vão visitar as obras de electrificação do distrito de Mulevala, que se espera sejam concluídas até ao final do ano.

O empreendimento vai gerar electricidade para responder à demanda da Zona Económica Especial (ZEE) de Mocuba, criada pelo Governo em Maio de 2014.

Com a criação da ZEE, espera-se crescimento de investimentos na área da indústria e de infra-estruturas sócio-económicas que precisam de energia eléctrica para o seu funcionamento.

A central vai ajudar também na garantia da fiabilidade da corrente e representa diversificação da matriz energética do país, que passa a contar com produção em grande escala de electricidade a partir do sol, além das fontes hídricas e a gás natural.

Fonte: folhademaputo.co.mz.