Moçambola-2018: Duelo escaldante no Songo

Desporto Nacional

UNIÃO Desportiva do Songo-Ferroviário da Beira, duelo entre os dois últimos vencedores do Moçambola da zona centro na barragem, é o mais aguardado da 12.ª jornada marcado para domingo às 15.00 horas, que nos reserva ainda os encontros entre os “locomotivas” de Maputo e de Nacala na Machava ou a recepção ao Textáfrica pelo Costa do Sol.

A UD Songo e o Ferroviário da Beira estão no quinto e sexto lugares, respectivamente, sendo que no confronto de domingo as duas formações terão de colocar toda a sardinha no assador para saírem com os três pontos, até porque qualquer resultado que não seja triunfo significaria um atraso para contendores.

A ronda abre, entretanto, amanhã com o Ferroviário de Maputo a receber o seu homónimo de Nacala. Para a turma da capital, o jogo é para ganhar, sarar as feridas de Nampula (onde perdeu a meio de semana) e manter a liderança isolada.

 À equipa nacalense, a margem de erro é extremamente diminuta, dada a sua posição na tabela classificativa (15.º), com apenas 10 pontos. Os “locomotivas” de Nacala precisam de sair do sufoco, mas não será fácil isso acontecer nesta 12.ª jornada, atendendo e considerando o oponente que terão pela frente.

Ainda amanhã, no canavial de Xinavane, o Incomáti, outro aflito, recebe o Maxaquene que atravessa um estado de graça, com duas vitórias seguidas num intervalo de três dias, uma para a Taça e outra para o campeonato. Em casa, o Incomáti não costuma facilitar, mas é preciso dizer que não tem, por outro lado, conseguido resultados brilhantes, sendo empates sem golos na sua maioria.

Os “tricolores” chegam a este desafio num tranquilo sétimo lugar e com menos pressão, mas com clara intenção de ganhar para arrumar o quanto cedo a questão da permanência.

No domingo, o Costa do Sol recebe a aguerrida equipa do Textáfrica, num duelo que se antevê muito intenso e renhido. A equipa de Matchiki-Tchiki passa por dias negros no campeonato, numa altura em que os “fabris” têm somado uma série de resultados animadores, que lhes coloca no brilhante quarto lugar, com 18 pontos, mais cinco que os “canarinhos”, no 10.º.

Na Matola “C”, a Liga Desportiva de Maputo recebe o Ferroviário de Nampula. Na capital do norte, o Sporting bate-se com o Chibuto. No campo da Bela Vista, o Desportivo de Nacala enfrenta o 1.º Maio e a UP Manica mede forças com a ENH. Todos os desafios têm início às 15.00 horas.

Fonte: jornalnoticias.co.mz.