TAÇA CAF: Songo e Costa do Sol decidem futuro esta noite

Desporto Nacional

A UNIÃO Desportiva do Songo e o Costa do Sol decidem o futuro na Taça da Confederação (CAF) quando a partir das 19:00 horas entrarem em campo para os jogos da segunda “mão” dos play-off do acesso à fase de grupos.

A UD Songo defronta o Al Hilal Elobied do Sudão, em El Abyad, com alguma almofada, na sequência da vitória na cidade da Beira, por 3-1, no embate da primeira “mão.

Apesar da vantagem, todo o cuidado é pouco para a turma moçambicana que desde sábado se encontra no território sudanês, dado que sofreu um golo em casa, mesmo ao apagar as luzes. Aliás, jogar no Sudão nunca foi uma tarefa fácil, sobretudo para as equipas e selecções nacionais.

No Sudão, a equipa treinada por Chiquinho Conde está proibida de sofrer dois golos, a não ser que consiga fazer pelo menos um. Derrota por 2-4 ou por 0-1, por exemplo, ainda beneficia a turma nacional, assim como qualquer tipo de empate.

Entretanto, a UD Songo efectuou, segunda-feira, à hora do jogo, o habitual treino de adaptação ao relvado natural do Estádio Al-Ubayyid, com capacidade para 27 mil espectadores.

O Al Hilal-UD Songo terá uma arbitragem tunisina chefiada por Youssef Essrayri, auxiliado por Aymen Ismail e Ramzi Herch.

INSPIRADOS NA ROMA

O Costa do Sol, por sua vez, mede forças com o Rayon Sports do Ruanda e deve lidar com uma clara desvantagem de 3-0. Os “canarinhos” querem virar o rumo da eliminatória e, para o efeito, inspiram-se na façanha da AS Roma frente ao Barcelona, na semana passada.

A tarefa não será fácil na noite do Zimpeto, mas no seio dos “canarinhos” reina muita confiança, desde a direcção, equipa técnica e até no seio dos jogadores.

Para esta partida os bilhetes estão ao preço único de 100 meticais, com entrada livre para os atletas das camadas de formação dos clubes da capital do país, desde que se apresentem munidos dos respectivos cartões.

Esta é a segunda vez que o Costa do Sol tem a missão de inverter uma eliminatória desfavorável na presente edição da Taça CAF, depois de ter operado a cambalhota frente aos sul-africanos do Cape Town City, com um agregado de 2-2, ou seja, 0-1 em Maputo e uma vitória de 2-1, no Cabo.

O Costa do Sol-Rayon Sports terá arbitragem burundesa chefiada por Thierry Nkurunziza, que terá auxílio de Shabani Niyungeko e Ramadhan Nijimbere. O quarto árbitro é Georges Gato-Gato. O Comissário da CAF é o sul-africano Simphiwe Xaba.