Lichinga: Reabilitação de estradas arranca em Junho

Sociedade

AREABILITAÇÃO das estradas de Lichinga, no Niassa, que consiste na asfaltagem de 14 quilómetros de estradas que se encontram neste momento seriamente danificadas, arranca em Junho.

O facto foi anunciado pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que apontou que a empreitada foi consignada a uma empresa de capitais chineses, com a previsão de entrega para 15 de Agosto, ou seja, três meses depois do arranque.

O desenho do projecto executivo iniciou em Março e estará concluído, no próximo mês, devendo seguir-se o processo de mobilização de equipamentos e materiais para execução dos trabalhos.

O PM não fez referência aos valores envolvidos na empreitada adjudicada a Sinohydro, que será responsável pela asfaltagem, construção de novas obras de arte no troçoLichinga-Massangulo, cujo financiamento foi assegurado no âmbito de um acordo com a Agência Japonesa para Cooperação Internacional (JICA).

Neste momento, a transitabilidade na cidade de Lichinga é feita de forma muito deficiente, devido a buracos nas ruas.

A edilidade local prometeu vezes sem conta realizar trabalhos de reabilitação da rede viária da cidade e a última razão conhecida oficialmente para o não cumprimento é de atrasos na entrega de uma remessa de tambores de asfalto solicitada a uma empresa do ramo.

Indagado se a execução das obras de reabilitação das estradas da cidade de Lichinga não seria interpretada pela opinião pública como um acto inserido na pré-campanha eleitoral para o sufrágio marcado para 10 de Outubro próximo, o PM respondeu que o Governo tem responsabilidades relacionadas com a promoção de melhores condições de vida para a população, acrescentando que também estão agendadas outras acções, como a elevação do nível de cobertura de abastecimento de água à urbe.