UA elogia iniciativas do Sudão na busca de consenso político

Politica Internacional

A União Africana (UA) elogiou ontem, em Addis Abeba, a disposição do governo do Sudão de retomar as negociações com os opositores e grupos armados.

MAPUTO – De acordo com um comunicado emitido pela UA, o assistente presidencial sudanês, Faisal Hassan Ibrahim, manteve conversações com o chefe do Painel de Implementação de Alto Nível da União sobre o Sudão (AUIP), o sul-africano Thabo Mbéki.

“As autoridades estão prontas para iniciar os diálogos segundo os cronogramas que estabelecerão à mediação africana”, precisa o texto emitido.

Por outro lado, a declaração pontualiza que a reunião entre Ibrahim e Mbéki, centrou-se em temas relacionados com a participação dos signatários do roteiro proposto pela UA para a elaboração da constituição e a lei eleitoral do país.

Em Março de 2016, Cartum assinou um acordo proposto pelo AUHIP para pôr fim a guerra, o qual as forças opositoras negaram-se a reconhecer.

De igual modo, em Agosto, os líderes influentes do partido Sudan Call rubricaram o convénio em Addis Abeba, mas as conversações fracassaram no mesmo ano.

Sudan Call, criada em Dezembro de 2014, é uma aliança que reúne as principais agrupações da oposição e os grupos armados, incluindo o Partido Nacional de Umma, o Partido do Congresso, entre outros.

 

Fonte: folha de maputo