CENTRO E NORTE DO PAÍS: BIRD investe 50 milhões na reabilitação de regadios

Curiosidades pelo Mundo

O Banco Mundial (BIRD) vai investir, a partir do próximo ano, mais de 50 milhões de dólares norte-americanos, na reabilitação de 31 regadios em quatro províncias do centro e norte do país.

A reabilitação das referidas infra-estruturas visa explorar o potencial de quatro mil hectares de terra e, desta forma, incrementar a produção do arroz e complementar os esforços internos de produzir aquele cereal, reduzindo a dependência das importações.

O anúncio da disponibilização do financiamento foi feito, há dias, pelo gestor do Programa de Agricultura do BIRD, em Moçambique, Aniceto Bila, que explicou que, só na região centro do país, que compreende as províncias da Zambézia, Manica e Sofala, serão cobertos pelo projecto mais de três mil hectares.

Nas províncias abrangidas pelo projecto de reabilitação dos sistemas de irrigação, de acordo com a fonte, serão beneficiadas seis mil famílias, o correspondente a 30 mil produtores.

Abordado pelo “Notícias”, no distrito de Mopeia, onde uma missão do BIRD esteve a fazer a avaliação dos outros programas de financiamento agrário, Aniceto Bila disse que os investimentos feitos pelo Projecto de Irrigação de Pequena Escala (PRORIRI) estão a contribuir para o incremento dos níveis de produção do arroz.

O BIRD desembolsou, em 2011, 70 milhões de dólares norte-americanos para desenvolver um programa de reabilitação de regadios nas províncias da Zambézia, Sofala e Manica.

Para além deste financiamento, o governo japonês disponibilizou 14 milhões de dólares norte-americanos para reforçar o programa de produção do arroz no Vale do Zambeze. O programa termina este ano e o financiador esteve, recentemente, a avaliar o impacto do investimento.

O programa, para além de reabilitar os regadios, principalmente o perímetro de irrigação, compreendeu a formação dos produtores na transferência de tecnologias, extensão de linha de transporte de energia eléctrica, colocação de motobombas e melhoramento das vias de acesso nas três províncias da região centro do país.

Na província da Zambézia, o programa foi desenvolvido nos distritos de Mopeia e Nicoadala. Da avaliação feita no primeiro distrito, os resultados são bastante animadores e o mesmo já não acontece em relação ao de Nicoadala, uma vez que o primeiro empreiteiro abandonou as obras, tendo sido contratado um segundo que, neste momento, está no terreno.

A nossa Reportagem conversou com António Bernardo, presidente da Associação Agrícola da Paz, em Mopeia, que afirmou que os níveis de produção saíram de 200 para 600 toneladas por ano, como resultado deste investimento do Banco Mundial.

Fonte: jornalnoticias.