Syrah Resources anuncia nova oferta de acções para financiar operação em Moçambique

Economia Nacional

A empresa mineira australiana Syrah Resources lançou hoje uma oferta de acções da empresa para angariar capital para a operação em Moçambique, a acrescentar às verbas conseguidas na última semana, anunciou em comunicado.

“O Plano de Compra de Acções permite a accionistas elegíveis comprarem acções ordinárias” em condições específicas, “de maneira a que a empresa angarie 14 milhões de dólares australianos (9,8 milhões de dólares norte-americanos)”, lê-se numa carta endereçada hoje aos investidores por Jim Askew, director-geral da Syrah.

No dia 04 de Setembro, a empresa captou junto de investidores institucionais um total de 94 milhões de dólares australianos (66,6 milhões de dólares norte-americanos) através da colocação de novas acções.

A venda hoje anunciada decorre até 02 de Outubro.

“Os recursos da operação serão usados para completar o desenvolvimento inicial da operação de grafite de Balama”, no norte de Moçambique, “e financiar a operação até que se obtenham fluxos de caixa positivos”, refere a empresa.

O dinheiro servirá também para suportar os custos gerais da empresa e uma fábrica nos Estados Unidos da América que vai transformar a grafite em material que será vendido a fabricantes de baterias.

A firma prevê que “a produção comercial seja declarada durante o quarto trimestre” e que, até final do ano, o projecto Balama tenha um fluxo de caixa operacional positivo.

A Syrah é uma das empresas internacionais que está a explorar grafite no norte de Moçambique.

A procura por grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que o mercado de automóveis movidos a electricidade e outros produtos eléctricos – como as aeronaves autónomas (drones) está em expansão.

Fpntea: noticias.sapo.