FACIM/2018: Arranca hoje em Ricatla

Cultura

Arranca hoje em Ricatla, distrito de Marracuene, a 54ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM 2018), a maior mostra de negócio em Moçambique, que este ano conta com a participação de vinte e oito países.

MAPUTO- A abertura oficial da FACIM será dirigida pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

A edição 2018, que se prolonga até domingo, 2 de Setembro, vai decorrer sob o lema “Moçambique e o mundo alargando o mercado, promovendo investimento e potenciais parcerias”.

Perto de 95 mil pessoas poderão visitar a feira durante os sete dias que vai durar a mostra, de acordo com o director geral da Agência Para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), Lourenço Sambo.

Ontem era visível a preocupação de alguns expositores em concluir o apetrechamento dos stands, sobretudo de alguns nacionais que vêem no certame uma oportunidade para internacionalizar as suas empresas, expor as suas potencialidades de produção e exportação, para além de estabelecer parcerias com moçambicanos e estrangeiros, bem como estimular novas iniciativas de investimento público-privado.

Lourenço Sambo disse que cabe à APIEX facilitar e promover investimento público e privado, mas também as exportações e, sobretudo, criar oportunidades de negócio para pequenas e médias empresas.

Segundo ele, o grande desafio da economia moçambicana no quinquénio que está prestes a terminar é criar postos de trabalho, sendo as PME um dos segmentos que pode criar esses empregos.

Uma das grandes inovações da FACIM 2018 é a componente cultural, que vai decorrer durante toda semana, contrariando a tendência das edições anteriores.

Sambo referiu ainda que entre 2015 e 2018 houve uma evolução positiva em termos de participações de empresas nacionais e estrangeiras.

fonte: folhademaputo.