Basquetebol: Ferroviário colecciona títulos

Desporto Nacional

O FERROVIÁRIO de Maputo coleccionou os títulos em disputa no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos. Além da vitória colectiva de campeões, os “locomotivas” viram o seu base-estremo Ermelindo Novela ser eleito o Jogador Mais Valioso (MVP), enquanto Francisco Macaringue foi o melhor triplista.

Egídio Zambela, do Costa do Sol, o melhor ressaltador.

O tricampeonato foi conquistado após vencer o terceiro jogo da final do “play-off” – à melhor de cinco – contra o Costa do Sol, por 84-74. Os “locomotivas” venceram assim os três primeiros jogos. No primeiro desafio, a turma de Milagre Macome conseguiu uma vantagem de dez pontos (65-55). Sábado, depois duma entrada promissora, a equipa orientada por Miguel Guambe cedeu no último período e viu o adversário alcançar números até então inesperados (78-66).

O derradeiro encontro teve quatro partes distintas. Entrou melhor o Ferroviário, tendo saído a vencer por 22-9 no final do primeiro período. No segundo, os “canarinhos” reagiram e encurtaram a desvantagem, saindo ao intervalo a perder por 30-21.

No terceiro e quarto períodos, os “locomotivas” acusaram a pressão. Mérito para os comandados de Miguel Munguambe, que nunca desistiram. Ao terceiro período, perdiam apenas por cinco pontos (52-47). Motivados pela recuperação, viriam a chegar ao empate 68-68, todavia, no prolongamento veio ao de cima a experiência dos “verde-e-brancos”. Octávio Magoliço e Ermelindo Novela apontaram triplos de capital importância para a conquista de mais um título.

O Desportivo, por sua vez, ficou em terceiro lugar com uma vitória sobre o arqui-rival, Maxaquene, por 70-55.

Fonte: jornalnoticias.co.mz.