Empresa de telecomunicações apoia MozDevz com ferramentas tecnológicas e acesso à Internet

Curiosidades pelo Mundo

A Vodacom rubricou esta terça-feira, na incubadora do Standard Bank, em Maputo, um memorando de entendimento com a Associação Moçambicana de Desenvolvedores de Software e Aplicações (MozDevz), uma plataforma tecnológica que sensibiliza, desenvolve e conecta estudantes, profissionais e entusiastas da área de Tecnologias de Informação e Comunicação ao sector corporativo e às organizações da Sociedade Civil.

Neste acordo, a empresa de telecomunicações vai disponibilizar ferramentas tecnológicas, com destaque para telemóveis, tablets e computadores, para que os membros do MozDevz estejam sempre ligados às plataformas com as quais trabalham constantemente.

Coube ao Director de Operações da Vodacom, Rui Paulo Lousã, a assinatura do acordo, sublinhando que esta acção está enquadrada nos programas de responsabilidade social da empresa. “Temos programas de apoio a escolas que fazemos todos os anos. Achamos que o MozDevz e esta parceria é o próximo passo e faz sentido para Vodacom como empresa líder na área de tecnologias. Numa primeira fase vamos dar apoio com equipamentos e com ferramentas que o MozDevz possa dar aos seus membros para facilitar os trabalhos do dia a dia e que possa incetivar as pessoas a participarem nos famosos hackathons”, descreveu.

A empresa acredita que os ganhos desta parceria irão reflectir-se nos próximos dois ou três anos, quando começarem a ser usadas algumas aplicações desenvolvidas pela MozDevz para o bem de todos os moçambicanos.

Abneusa Stefania Manuel, Presidente do MozDevz, disse que o memorando fortifica cada vez mais as iniciativas tecnológicas no país.

“É para nós uma grande honra assinar este memorando com a Vodacom porque ainda há poucos que acreditam que as tecnologias de informação podem desenvolver o nosso país. É gratificante quando existem entidades que acreditam em nós”, considerou a presidente.

A MozDevz é uma organização sem fins lucrativos com uma clara missão social de ampliar e maximizar o impacto das TIC’s sobre a vida daqueles que mais necessitam.