Maputo acolhe cerimónias centrais do Dia Internacional de Arquivos

Cultura

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Rita Namashulua, dirige, sexta-feira, em Maputo, as celebrações Centrais do Dia Internacional de Arquivos.

Este   ano o  Dia Internacional de Arquivos comemora-se  em Moçambique sob o lema“O Papel  dos  Arquivos  na  Preservação da Memória Institucional e Acesso à Informação” ”, tendo em atenção a situação actual dos arquivos e os objectivos da 2ª Campanha Nacional de Documentos na Administração Pública 2015-2018, que este mês termina.

Em  Moçambique, celebra-se este dia desde 2012, através de palestras, debates, visitas à arquivos, inauguração de vários empreendimentos destinados à gestão de documentos e arquivos do Estado, exposições de documentos arquivísticos, entre outros.

A cerimónia  central contará com a presença de Secretários-Gerais dos Órgãos de Soberania e Permanentes dos Ministérios, os profissionais ligados à gestão documental, Chefes de Secretaria e Coordenadores das Comissões de Avaliação de Documentos, Responsáveis pelos sectores de Comunicação e Imagem dos órgãos centrais.

As celebrações são organizadas pelo Centro Nacional de Documentação e Informação de Moçambique, CEDIMO, em parceria com a IREX-Moçambique, Programa Para o Fortalecimento da Mídia, a JOINT, rede de ONGʻs, Centro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, CEC e a Rede de Comunicadores Amigos da Criança, RECAC.

 

Fonte: rm.co.mz.