Visita à cidade de Maputo: PR inaugura infra-estruturas no Distrito KaNyaka

Sociedade

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, inaugura uma escola primária, um mercado de peixe e uma estância turística no Distrito Municipal KaNyaka, no quadro da visita de trabalho que realiza de hoje a sexta-feira à cidade de Maputo.

Trata-se de infra-estruturas de capital importância para os residentes deste distrito municipal, que foram construídas com fundos do Orçamento do Estado para responder às necessidades dos residentes locais.

A actividade do Chefe do Estado inicia com uma visita a uma exposição artesanal no Estádio Nacional do Zimpeto, antecedendo a inauguração do armazém nacional de medicamentos, localizado no mesmo bairro.

Depois deste acto, o Presidente da República desloca-se ao Distrito Municipal KaNyaka, onde vai dirigir um comício popular, antes de orientar as cerimónias de inauguração destas infra-estruturas consideráveis vitais para a população.

Entre os empreendimentos a inaugurar, destaca-se uma estância turística financiada com Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), cujo processo de reembolso começa a registar sinais de evolução.

Numa breve conversa com jornalistas, o administrador do distrito, Dinis Titosse, disse que a região cumpriu com as suas metas na implementação do Plano Económico e Social (PES), particularmente nas áreas de Educação, Agricultura e Pescas.

Apontou como exemplo a inauguração da Escola Primária Samora Machel no bairro Ingwane, a ser orientada pelo Presidente da República, e a entrega de 26 embarcações aos pescadores locais.

Como desafios, Dinis Titosse indicou a construção da ponte-cais para a atracagem de embarcações e transporte de passageiros para substituir a actual que já não se apresenta em boas condições de conservação.

Neste sentido, segundo disse, já foi contratado um consultor que deverá realizar o projecto que melhor se adequa às condições da ilha.

O administrador de KaNyaka referiu-se, igualmente, à necessidade de alocação de mais embarcações para o transporte regular de pessoas e bens de e para a ilha como outra preocupação dos residentes locais.

Para além de KaNyaka, Filipe Nyusi vai escalar KaMpfumu, Nhlamankulu, KaMaxakeni e KaMavota, onde tem agendado encontros com os governos locais e com diversos segmentos da sociedade, bem como orientar comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.

Nesta visita à cidade de Maputo, o Presidente da República faz-se acompanhar pelos ministros da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua; do Interior, Basílio Monteiro; Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane; pelos vice-ministros dos Transporte e Comunicações, Manuela Rebelo; Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, e da Saúde, João Leopoldo da Costa, e pelo governador da província da Zambézia, Abdul Razak.

 

Fonte: jornalnoticias.co.mz.