Nyusi exige melhor gestão de medicamentos

Sociedade

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instruiu hoje o pessoal da saúde no sentido de aperfeiçoar os métodos de armazenamento e gestão de medicamentos e artigos médicos do Sistema Nacional de Saúde, na cidade de Maputo.

Nyusi falava momentos após a inauguração de um armazém de medicamentos, que irá assegurar a distribuição nas 75 unidades sanitárias da capital do país e arredores.

O edifício construído de raiz, no bairro do Zimpeto, foi erguido com fundos do Conselho Municipal e está orçado em 71 milhões de meticais.

O Chefe do Estado deu estas instruções no início da sua visita de trabalho de três dias que efectua à cidade de Maputo.

“Um dos aspectos intrínsecos ao armazenamento de fármacos e outros artigos médicos é a distribuição. Uma distribuição racional deve garantir rapidez na entrega em quantidade e qualidade desejável e o transporte de acordo com as características específicas de cada produto”, disse o estadista.

Nyusi acrescentou que há ainda alguns aspectos que dificultam o fluxo normal da cadeia logística dos medicamentos e artigos médicos no solo pátrio, como por exemplo o desvio e a venda ilegal de fármacos do Sistema Nacional de Saúde.

Segundo o Chefe do Estado, os constrangimentos não serão eliminados com a construção de mais armazéns. Há necessidade de intensificar o controlo na gestão dos medicamentos e outros artigos médicos, como material de saúde, tal como apontou.

“Temos de melhorar o sistema de gestão de stocks, conservação de fármacos e artigos médicos, para além de uma maior responsabilização por parte de todos os intervenientes no abastecimento, para podermos alcançar o sucesso que almejamos”, sublinhou.

Esta tarde, no prosseguimento da sua visita, o Chefe do Estado dirige um comício popular no distrito municipal de Kanhaca, onde vai igualmente proceder com a abertura de uma escola primária e um mercado de peixe.

 

Fonte: jornalnoticias.co.mz.