Vendedores voltam a ocupar passeios no Xipamanine

Sociedade

APÓS a conclusão e entrega das obras das ruas do Zambeze e Zundap, no distrito municipal Nhlamankulu, cidade de Maputo, os vendedores informais voltaram a ocupar as vias, dificultando a mobilidade de viaturas e transeuntes.

Segundo o porta-voz da Polícia Municipal, Joshua Lai, os agentes têm estado a actuar para acabar com a venda informal na zona do Xipamanine, no entanto, devido ao tráfego intenso que se verifica na zona, as forças acabam por se concentrar na regulação do trânsito.

 Em algum momento, os vendedores e carros disputam a faixa de rodagem, o que concorre para acidentes de viação, com destaque para atropelamentos.

“Temos apreendido os produtos diariamente como forma de desencorajá-los a vender na via, mas eles aproveitam-se do facto de os agentes estarem preocupados com a regulação do trânsito, uma vez tratar-se de um terminal de transportes e mercado muito frequentado”, explicou Lai.

O porta-voz reiterou que os mercados estão abertos para acolher qualquer vendedor que quiser sair da rua, visto que muitas bancas se encontram desocupadas.